A MATÉRIA

A nossa língua portuguesa é um sistema de diferentes formas e significados e de seus entrelaçamentos. Por esse motivo é sistematizada em três modos de análise de elementos que a compõe:

 • Morfologia: é parte da língua que estuda os morfemas, ou seja, tudo que nos diz sobre gênero e número dos substantivos; tempo, modo, número e pessoa de um verbo e classe gramatical.

• Sintaxe: é a parte da língua que estuda o modo como o falante transmite a informação, a maneira com que organiza e relaciona as palavras em uma oração.

• Semântica: é a parte da língua que estuda o significado das palavras, os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.

A língua, acima de tudo, é um código social, um acordo de letras, que em combinações entre si adquirem significado para um determinado grupo social. Contudo, há uma convenção linguística, a qual permanece em uma sociedade para que a comunicação possa existir entre os falantes. Porém, não quer dizer que todo indivíduo vai escrever e falar da mesma maneira, já que cada um tem a sua particularidade e um objetivo ao se comunicar.

Há distinção ainda entre norma culta e coloquial: a primeira é estabelecida pela obediência a normas e regras da comunicação, enquanto a segunda nos remete àquela mais próxima da fala. Por isso, há o estudo da gramática da língua portuguesa, que é a averiguação da correspondência entre o que se fala ou escreve e as normas ou leis vigentes para o uso da comunicação de forma culta, polida.

TÓPICOS

MÓDULO 1 - Ensino de Língua Portuguesa

  1. A crise no ensino de Língua Portuguesa
  2. O professor de Língua Portuguesa
  3. O ensino de Língua Portuguesa
  4. O erro no ensino de Língua Portuguesa
  5. Ensino de língua e variação linguística
  6. Sistematização do ensino de língua e de gramática
  7. Ensino de Língua Portuguesa - A norma padrão e a gramática normativa
  8. A validade da gramática no ensino da língua
  9. O ensino de Língua Portuguesa e o ensino da teoria gramatical
  10. O ensino de Língua Portuguesa e a qualidade de vida
  11. Ensino de Língua Portuguesa e contexto comunicacional
  12. O ensino de Língua Portuguesa e a heterogeneidade dialetal

MÓDULO 2 - Morfologia

  1. Morfologia
  2. Morfema
  3. Estrutura das palavras I
  4. Estrutura das palavras II
  5. Processo de formação de palavras I
  6. Processo de formação de palavras II
  7. Criatividade lexical
  8. Classes de palavras I
  9. Classes de palavras II
  10. Pronomes
  11. Locuções e interjeições
  12. Narração
     

MÓDULO 3 - Morfossintaxe

  1. Introdução à morfossintaxe
  2. Mecanismos sintáticos
  3. Termos essenciais da oração
  4. Termos subordinados ao verbo
  5. Termos subordinados ao nome
  6. Agente da passiva, aposto e vocativo
  7. Estrutura do período - A coordenação
  8. Estrutura do período - A subordinação
  9. Estrutura do período - A subordinação II
  10. Estrutura do período - A subordinação III
  11. Combinação de estruturas oracionais
  12. Da frase ao texto

MÓDULO 4 - Gramática: Análise sintática

  1. Estudo unificado dos sintagmas
  2. A Predicação verbal
  3. Sujeito e predicado
  4. Termos associados ao nome
  5. Termos associados ao verbo
  6. Orações subordinadas adjetivas
  7. Orações subordinadas substantivas
  8. Orações subordinadas adverbiais
  9. Orações coordenadas
  10. Sintaxe de colocação

MÓDULO 5 - Gramática: Classes de palavras

  1. Advérbios
  2. Conectivos
  3. Conectivos II
  4. Interjeições e palavras denotativas

MÓDULO 6 - Gramática: Concordância e Regência

  1. Sintaxe de concordância - Concordância Verbal
  2. Sintaxe de concordância - Concordância Nominal
  3. Sintaxe de regência - Regência Verbal

MÓDULO 7 - Gramática: Variações linguísticas, fonologia, ortografia e semântica

  1. Variedades linguísticas do Português
  2. Fonologia e ortografia
  3. Semântica
  4. Processos de formação das palavras
  5. Paralelismo gramatical
  6. Pontuação I
  7. Pontuação II

MÓDULO 8 - Gramática: Verbos

  1. Verbos
  2. Estudo mórfico dos verbos
  3. Estudo sintático dos verbos
  4. Vozes verbais
  5. Sintaxe de Concordância - Concordância verbal

MÓDULO 9 - Redação: Produção de texto

  1. Escrever, só escrevendo
  2. Uma idéia na cabeça, um lápis na mão e muito esforço
  3. O que é redigir
  4. Gêneros literários
  5. A dissertação nos concursos
  6. O tópico frasal no texto dissertativo
  7. Esquema básico de uma dissertação para concurso
  8. A dissertação objetiva
  9. A coesão entre argumentos
  10. Argumentação e persuasão no texto dissertativo